segunda-feira, 27 de abril de 2009

Estilos de Liderança.

Estilos de Liderança.

Nas empresas podemos observar tipos diferentes de liderança e que podem ser classificados em duas partes: o líder autocrático, ou seja, o real; e o líder democrático, o ideal.
Temos de um lado, líder autocrático "chefe" que define as metas e como cumpri-las. Geralmente acredita estar sempre certo e transmite pouca confiança a seus subordinados. Ele se baseia no poder do cargo que ocupa e sua atenção esta direcionada às tarefas e não às relações humanas de sua equipa.
Por outro lado, temos o líder autocrático que busca compartilhar as decisões e as atividades com a equipe. Podemos dizer que sua visão do ser humano e de si é outra. Ele acredita que a equipe toda deve participar do planejamento e execução da tarefa; portanto, não se julga o dono da verdade. Acredita na autonomia e responsabilidade de seu grupo. E vê que seu poder é atribuído pela credibilidade que a equipe lhe dá; está voltado para as relações interpessoais e não para si mesmo.
Porém, é observável em alguns casos que o líder nem sempre é só autocrático ou só democrático, pois um líder democrático também pode voltar sua atenção às tarefas.
Não é adequado dizer que apenas um estilo é correto, pois há inúmeras situações pelas quais a equipe passa e que exigem tipos diferentes de liderança. Fatores como o comportamento do grupo, relacionamentos, crenças, entre outros, devem influenciar no comportamento do líder.
Segundo Outhwaite e Bottomore (1996, p. 426) liderança é "a qualidade que permite a uma pessoa comandar outras", sendo traduzida como uma relação mútua entre líder e liderados, entre o indivíduo e o grupo, pautada na aquiescência e não em coerção. Do ato de emitir uma ordem e esperar que ela seja cumprida, há um tortuoso caminho para se entender como a liderança legitima-se e quanto exercício de poder ela exige.
Gibb (apud OUTHWAITE e BOTTOMORE, 1996), por sua vez, entende que a liderança é resultante de uma interação entre a personalidade e a situação social, uma vez que, são diversos os fatores que influenciam o processo de liderança, não somente líder e liderados, mas também as forças contidas no ambiente, na situação.
Segundo resenha de alguns autores, efetuada por Paul Hersey e Kenneth Blanchard, (1969) " liderança é o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para a realização de um objetivo, em determinada situação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário