segunda-feira, 27 de abril de 2009

Conceito de Liderança.

Ao longo do tempo verificou-se que empregado, quando tem confiança e é comprometido com a empresa, obtém mais e melhores resultados, do que o empregado vigiado e mandado. A liderança, dentro de uma visão moderna, está sendo buscada por um simples fato: o controle de empregados custa caro, e não obtém a maior produtividade de cada empregado. Ou seja, é
duplamente ineficaz: custa mais e não obtém o melhor.
Não fosse isso, não se justificaria um Hospital Sara Kubitschek, que possui um corpo técnico de excelente nível e paga salários menores do que esses profissionais poderiam estar ganhando no mercado. Ou ainda, o McDonalds, que atendem em 119 países, têm mais de 30.000 restaurantes de lanches rápidos, e servem mais de 47.000.000 de sanduíches por dia, com pessoal atendendo a todos com um sorriso nos lábios.O que faz com que todas estas pessoas trabalhem assim?O que esse pessoal faz que os outros não possam fazer?

Cabe discutir o que é liderança.

Abaixo estão alguns conceitos de liderança.LIDERAR é conectar os seus empregados ao seu negócio. LIDERAR é obter e manter empregados que ajam e trabalhem como proprietários. LIDERANÇA é a arte de fazer com que os outros tenham vontade de fazer algo que você está convencido que deva ser feito. LIDERANÇA é a arte de mobilizar os outros a batalhar por aspirações compartilhadas. LIDERANÇA é a arte de obter resultados desejados, acordados e esperados através de empregados engajados.

O conceito mais correto, e ultilizado pelo grupo para o seminário é esse:

LIDERANÇA é a influência que uma pessoa exerce sobre outra ou sobre um grupo de colaboradores pra que juntos cumpram um objetivo em comum.

Um comentário:

  1. Muito interessante o blog, gostaria de contribuir pois recentemente estive num, creio poder chamar de Seminário de Liderança, e lá pude ver este assunto já muito falado ser abordado de maneira muito inovadora, pelo menos para mim foi, falou-se em Liderança do ponto de vista das preferências e competências ligadas ao cérebro, utilizando o MBTI – MYERS BRIGGS TYPE INDICATOR, muito interessante.

    ResponderExcluir