segunda-feira, 27 de abril de 2009

10 Dicas Para O Trabalho Em Equipe.

Dez ótimas dicas para o trabalho em equipe.

Atualmente o trabalho em equipe é algo muito valorizado pelas empresas, porque ativa a criatividade e quase sempre produz melhores resultados do que quando trabalhamos individualmente. Para termos esse bom resultado, devemos começar seguindo essas 10 regras básicas do trabalho equipe.

1. Ser Paciente.
Sejamos pacientes, nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas, afinal "cada cabeça uma sentença". Por isso é importante que sejamos pacientes. Devemos procurar expor nossos pontos de vista com moderação, e procurar ouvir o que os outros têm a dizer. Respeitar sempre os outros, mesmo que não estejamos de acordo com as nossas opiniões.
2. Aceitar as idéias dos outros.
Muitas vezes é difícil aceitarmos idéias novas ou admitir que não temos razão, porém, é uma atitude digna e correta. Saber reconhecer que a idéia de um colega pode ser melhor do que a nossa é muito importante, até porque, mais importante do que o nosso orgulho, é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar.
3. Não criticar os colegas.
É normal que possa surgir conflitos entre os colegas do grupo, mas é fundamental não deixar que isso interfira no trabalho em equipe. O correto é avaliarmos as idéias do colega, independentemente daquilo que achamos dele. Criticar as idéias, nunca a pessoa.
4. Saber dividir.
No trabalho em equipe, é importante a divisão de tarefas. Não devemos partir do princípio de que somos o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Compartilhar responsabilidades e informações é fundamental.
5. Não deixar de Trabalhar.
Não é porque trabalhamos em equipe que devemos esquecer nossas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente.
6. Ser participativo e solidário.
Procurar dar o nosso melhor e procurar ajudar os nossos colegas, sempre que seja necessário. Da mesma forma, não devemos nos sentir constrangido quando precisarmos de ajuda.
7. Dialogar.
Se nos sentirmos desconfortável com alguma situação ou função que nos tenha sido atribuída, é importante expor o problema ao grupo, para que seja possível alcançar uma solução de compromisso, que agrade a todos.
8. Planejar.
Quando trabalhamos em conjunto, é natural que haja uma tendência de nos dispersarmos. Nesse momento, o planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. É importante fazer o balanço entre as metas que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.
9. Evitar “cair” no “pensamento de grupo”.
Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas, e o grupo é muito unido e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar um grupo resistente a mudanças e a opiniões discordantes. É importante que o grupo ouça opiniões externas e que aceite a idéia de que pode errar.
10. Aproveitar o trabalho em equipe.
Devemos aproveitar ao máximo o trabalho em equipe. Ele acaba por ser uma oportunidade de conviver mais perto de nossos colegas, e também de aprender com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário